Ações de Sergio Ribeiro na área de trânsito reduziram mortes por acidentes

Em 2015, dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP) relativos a 2014, revelaram que houve diminuição de 70% no número de feridos e vítimas fatais no trânsito em Carapicuíba.

Município recebeu sinalização por meio de placas de informação e direcionamento.

A área do trânsito foi uma das que fez parte do universo de melhorias que foram promovidas por Sergio Ribeiro em Carapicuíba, em suas gestões como prefeito da cidade, de 2009 a 2016.

Graças a um conjunto de ações que foram realizadas, estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP) revelaram que entre janeiro e outubro de 2014, foram registradas 859 pessoas feridas e, em 2015, esse total caiu para 740, uma diminuição de 13%.

A redução mais expressiva ocorreu no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito. Em relação a 2014 foram 70% a menos.

Modernização, segurança e conscientização no trânsito

Sergio Ribeiro implantou o Programa de Orientação do Trânsito (POT), que visou revitalizar a sinalização de trânsito para pedestres e motoristas, incluindo placas de orientação instaladas em diversos pontos (fotos acima), o que antes não existia na cidade.

Faixas de orientação para pedestres e motoristas.

As melhorias incluíram faixas de pedestres, pois em muitos locais de grande fluxo de automóveis e pedestres, como a maioria dos cruzamentos, por exemplo, elas eram inexistentes.

Nobreaks instalados em semáforos.

Semáforos também foram instalados em vários pontos de Carapicuíba, e os localizados na região central da cidade receberam nobreaks. Aparelhos que têm autonomia para manter por até 5 horas o funcionamento dos semáforos em caso de falta de energia elétrica.

Central de Monitoramento por Câmeras: auxílio no trânsito na segurança.

Outra melhoria importante foi a criação da Central de Monitoramento por Câmeras, que além de auxiliar na prevenção de acidentes, também contribuiu, e muito, para a garantia da segurança dos motoristas.

A educação no trânsito fazia parte do programa. Foram realizados eventos para orientar a população.

Educação para o trânsito: nas escolas, para estudantes (à esquerda) e em eventos como a Semana Municipal de Trânsito (foto à direita).

Em julho de 2015 foi inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e a população pode ser atendida num lugar com acesso mais fácil e com maior comodidade.

A frota dos agentes de trânsito oi renovada com veículos novos e modernos.

Identificação das ruas de Carapicuíba

Carapicuíba dava trabalho para os carteiros, já que não havia identificação nas ruas e quando tinha era confusa, muitas vezes com dois nomes diferentes. A população até já estava acostumada, pois a falta de identificação nas ruas permmaneceu ao longo de muitos anos. Sergio Ribeiro quando assumiu como prefeito, corrigiu isso.

Todas as ruas, avenidas e praças foram identificadas, tendo seus nomes informados em placas.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp