NOTA DO PT DE CARAPICUÍBA SOBRE A SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO FRENTE À PANDEMIA

Diante das últimas notícias de que Carapicuíba está entre as cidades da região Oeste da Grande São Paulo que devem regredir à Fase Laranja do Plano São Paulo, de combate à Covid-19, entre outros fatores, pelo aumento de número de infectados e óbitos.

Levando em conta as declarações feitas pelo prefeito Marcos Neves na segunda-feira, 10, quando anunciou que não acatará essa determinação do Governo do Estado.

E, ainda, considerando que o Brasil já contabiliza mais de 100 mil mortes provocadas pelo coronavírus.

A executiva do Diretório do PT, em Carapicuíba, vem a público manifestar a preocupação e repúdio do partido frente a alarmante situação que a cidade enfrenta e, também, perguntar sobre as ações e medidas que serão tomadas no sentido de reverter o atual cenário e conter o contágio da Covid-19 no município.

Cientes de que está previsto para o município um total de mais de R$ 44 milhões para gastos com a Covid-19, e que boa parte desse dinheiro já chegou aos cofres da Prefeitura, levantamos as seguintes questões:

TESTAGEM

Por que a testagem em “massa” não foi efetuada antes?

Se tivesse sido feita logo no início (utilizando a verba de milhões recebida) não teria impedido o alastramento dos casos no município?

UTI

Por que demorou 90 dias para criar leitos de UTI e quando o fez, isso ocorreu em hospital de outro município?

MÁSCARAS

Por que foram compradas apenas 100 mil máscaras número de habitantes da cidade ultrapassa 400 mil? Outras cidades com menos habitantes distribuíram 1 milhão de máscaras. Não acha que Carapicuíba deveria ter entregado pelo menos 800 mil máscaras? Lembrando que há dinheiro em caixa.

POPULAÇÃO DE RUA

– Só agora houve anúncio de que a população em situação de rua será assistida. Mas isso poderia ter ocorrido desde o começo da pandemia, certo? Sabemos que há verba para tanto. No montante recebido pelo município para os gastos com a pandemia está previsto recurso para cuidar dessas pessoas. Então, por que elas ainda não receberam esses cuidados? Centenas de pessoas em situação de rua continuam nas ruas, sem nenhuma assistência e colocando em risco suas vidas e a dos demais.

ATENDIMENTO DE ESPECIALIDADES CLÍNICAS

Como espera normalizar os atendimentos a pacientes com doenças também graves como a provocada pela Covid-19?

– A despeito da necessidade de se estruturar locais de saúde para atendimento específico de casos do coronavírus duas, das mais importantes unidades de saúde que atendiam a população, a Policlínica e o PSF Vila Dirce, foram fechadas apenas para atendimento de casos da Covid 19.

A demanda de atendimento dessas unidades foi transferida para o AME e sabemos que a Prefeitura afirma não ter havido prejuízo aos pacientes. Porém, por se tratar de um equipamento que é do Estado houve, sim, prejuízo, conforme constatado em resposta a requerimento (nº 039/2020) enviado à Secretaria Estadual da Saúde pela vereadora professora Cida Carlos, pedindo informações. A Secretaria deixou claro que a AME é uma unidade de referência e atende à toda a região. A responsabilidade pelo fechamento da Policlínica e da USF Vila Dirce é da prefeitura de Carapicuíba.

Com o fechamento dessas unidades centenas de pessoas que têm doenças crônicas ficaram sem atendimento e tratamento médico. Há casos de pacientes que vieram a óbito e outros em que o doente teve seu quadro clínico agravado. Muitos ainda se encontram na fila de espera para atendimento.

Ou seja, sem a Policlínica e a USF o atendimento de saúde das especialidades clínicas ficou comprometido em toda a região.

CONTAGEM/CONTROLE DE ASSINTOMÁTICOS

Está sendo feito um controle, casa a casa, para levantar quais os cidadãos assintomáticos e identificar pessoas infectadas que, porventura, não tenham conseguido se dirigir ao local da testagem ou mesmo preencher os dados no link? Caso sim, onde esses dados foram publicados?

NÚMEROS DE CONTÁGIO POR BAIRRO

Não seria importante identificar e divulgar qual número de casos bairro a bairro, para que todos se previnam e seja possível tomar medidas mais rigorosas nos locais de maior infecção?

SOCORRO A AUTÔNOMOS E EMPREENDEDORES

Quais as medidas para socorrer comerciantes e empresários, microempresários e microempreendedores?   

TRANSPARÊNCIA NOS GASTOS

Por que os números com os gastos relativos à pandemia não estão dispostos na página da prefeitura de forma clara e destacada para apreciação de toda a população?

DIREITOS E DEVERES

Por fim, Prefeito, o PT Carapicuíba pergunta: Se o dever da população é ficar em casa, quais são os deveres do poder público local? O senhor considera que eles estão sendo cumpridos?

Em nome da democracia, esperamos que nos honre com respostas a esses questionamentos que, acreditamos, sejam os mesmos de toda população. E mais, que neste momento tão delicado que atravessamos, a administração aja com responsabilidade e respeito a cidadania de todos/as.

Executiva do PT Carapicuíba

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp