Esporte para todos

No entendimento de que a prática esportiva promove a saúde e melhora a qualidade de vida, nas gestões de Sergio Ribeiro como prefeito de Carapicuíba, a administração ofereceu diversas modalidades esportivas aos moradores de forma gratuita. Foram mais de 4 mil alunos inscritos em atividades de academia e aeróbica ao judô e karatê, passando ainda por capoeira, futebol, futsal e diversas outras modalidades. 


Infraestrutura esportiva

Com investimento de R$ 2,2 milhões, em parceria com o Governo Federal, o antigo INAC foi transformado na Praça de Esporte e Cultura no bairro Cidade Ariston. O espaço reunia salas de telecentro, biblioteca, teatro, pista de skate e quadras poliesportivas.

 

Importante espaço esportivo da cidade, o Ginásio de Esportes Tancredão, fez parte de um pacote de obras realizadas na cidade por Sergio Ribeiro, em diversas áreas, incluindo a do esporte. A quadra poliesportiva passou por reforma estrutural, incluindo instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além de pintura.

Estádio do Niterói

Os avanços na área do Esporte também incluíram a reforma do Estádio Municipal de Carapicuíba (antigo Niterói), na Cohab II, abrangendo novos vestiários, banheiros, alambrados, muros e construção de cabines de imprensa.

Academias e espaços públicos de esporte e lazer

Foram construídas mais de 60 praças. Além disso, as já existentes passaram por revitalização. O Ariston e a Cohab foram alguns dos bairros beneficiados.

Quadras cobertas e miniginásios também foram construídos
na gestão de Sergio Ribeiro

A quadra de esportes da EMEF Professor Argeu da Silveira Bueno, na Cohab V, ganhou cobertura. Além de beneficiar os alunos, o projeto atendeu a comunidade, já que o espaço também era aberto ao uso dos moradores do bairro aos finais de semana.
O bairro do Parque Jandaia passou a contar com um miniginásio de esportes, construído por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação do Governo Federal (gestão do PT), no programa Proinfância.

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Atividades disponibilizadas gratuitamente para a população:

ACADEMIA *  AERÓBICA * ALONGAMENTO/TAI CHI CHUAN *  ATLETISMO * BALLET * ASQUETE * BOXE * CAPOEIRA * FUTEBOL * FUTSAL * HANDEBOL *  JAZZ * JIU-JITSU * JUDÔ * KARATÊ * KICKBOXING * KUNG FU * VÔLEI * TÊNIS * TÊNIS DE MESA

Atletas e times locais valorizados

O esporte de alto rendimento de Carapicuíba foi incentivado e revitalizado. Com isso, os resultados positivos foram muitos. 

Somente em 2014, a equipe de atletismo trouxe 15 medalhas dos Jogos Regionais, enquanto o futebol feminino faturou o bronze. 

Com eventos, programas e infraestrutura adequados, esportistas e times organizados ganharam relevância ao longo dos oito anos de governo.

Corridas

Entre os eventos esportivos realizados por Carapicuíba por Sergio Ribeiro, as corridas foram os mais populares. Uma delas era a Corrida da Inocêncio Seráfico (foto abaixo). 

Em seu primeiro ano de realização, a prova já foi um sucesso. Comemorando a revitalização de uma das principais avenidas de Carapicuíba e também o aniversário de 50 anos da cidade, a Corrida da Inocêncio reuniu 1025 atletas, que percorreram 8 quilômetros pela Avenida Inocêncio Seráfico.

Corrida da Inocêncio Seráfico

Outra corrida muito popular em Carapicuíba é a Corrida do Perú. Prova que surgiu a partir de uma brincadeira entre amigos, que soltavam um peru nas ruas da Aldeia de Carapicuíba para comemorar o Ano Novo. Nas gestões de Sergio Ribeiro, a Corrida do Peru ganhou novo fôlego e reúne, a cada ano, mais participantes. Em 2014 veio o recorde: 178 corredores.

Corrida do Perú