Criação da Guarda Municipal de Carapicuíba

Para reforçar o trabalho das polícias civil e militar, Sergio Ribeiro criou a Guarda Municipal da cidade, garantindo a população maior segurança e ao mesmo tempo, abrindo novos postos de trabalho, que foram preenchidos com a realização de concurso público.

Carapicuíba era a única cidade da região Oeste que não contava com uma guarda municipal. O primeiro passo para mudar essa realidade foi a adesão, em 2009, ao Programa Nacional de Segurança Pública Comunitária. Já em 2010, foi realizado o concurso público para a formação do efetivo.

Criação do 33º Batalhão

Na gestão de Sergio Ribeiro, a Prefeitura construiu a sede do 33º BPM/M, na INAC,

Ariston. O prédio antigo era alugado e não oferecia condições para a PM desenvolver plenamente seu trabalho.

Delegacia da Mulher

No entendimento da importância de garantir segurança à população, sobretudo, as mulheres, Sergio Ribeiro contribuiu com o trabalho da polícia, visando melhorar o atendimento aos cidadãos, construindo uma nova sede para a Delegacia da Mulher,
em prédio reformado e muito mais adequado.

Criação do CREVIM

Outro reforço para a segurança da mulher foi a criação e instalação do Crevim (Centro de Referência de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres).

O Crevim é um espaço público para atender as mulheres vítimas da violência, com serviços gratuitos de assistência social, psicológica e apoio jurídico.

Central de monitoramento com câmeras

Em 2016, Carapicuíba passou a contar oficialmente com o Sistema de Monitoramento de Trânsito, feito por meio de câmeras de segurança.

Na ocasião, foram instaladas nove câmeras speed dome em pontos estratégicos da cidade, monitoradas pela Central, com movimento em 360 graus e zoom.

A Central foi criada para ter a dupla função de acompanhar a mobilidade urbana e a segurança pública, em parceria com a secretaria de segurança do município e Guarda Civil Municipal (GCM).

Iluminação Pública

A gestão de Sergio Ribeiro modernizou a iluminação pública de Carapicuíba, levando luz a uma série de pontos na cidade (que antes não tinham), principalmente, vielas, escadões, parques, ruas e avenidas, garantindo bem-estar e contribuindo com a segurança, nesses locais.